Circuitos Mineiros

CIRCUITO HISTÓRICO

Mariana_MG

SABARÁ

Localizada a apenas 25km de distância de Belo Horizonte, Sabará é um destino surpreendente para quem quer conhecer cidades históricas. O principal cartão postal da cidade é a Igreja de Nossa Senhora do Ó, uma capelinha de exterior simples mas que excede todas as expectativas em seu interior.

A cidade ainda conta com diversas outras igrejas e casarões históricos, praças e o delicioso festival do Ora-pro-nobis, hortaliça típica da culinária mineira.

 

OURO PRETO E MARIANA

Símbolo máximo do ciclo do ouro, Ouro Preto é a mais famosa cidade histórica de Minas Gerais e está localizada a apenas 98km de Belo Horizonte. Lá está o maior conjunto de arquitetura barroca no Brasil, com ruas repletas de casarões históricos e várias igrejas que possuem obras de Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde. Além de um maravilhoso museu a céu aberto, Ouro Preto é também repleta de bares e restaurantes que trazem vida à cidade, uma das maiores cidades universitárias do estado.

Apenas 15km após Ouro Preto é possível encontrar Mariana, a primeira capital de Minas Gerais. Seu centro histórico é impressionante e repleto de casarões, praças, fontes e, é claro, igrejas históricas – inclusive as igrejas irmãs São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo.

No caminho entre as duas cidades é possível visitar uma mina de ouro desativada a 120 metros de profundidade, no distrito de Passagem de Mariana. Outro passeio tradicional é o percurso de maria-fumaça entre as duas cidades.

 

CIRCUITO GUIMARÃES ROSA

Cordisburgo_Circuito

CORDISBURGO

Situada a 116 quilômetros de Belo Horizonte, Cordisburgo pode ser um surpresa para os turistas que visitam Minas Gerais. Terra natal do escritor Guimarães Rosa, a cidade é famosa também por abrigar a Gruta do Maquiné, descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné. Em seus 650 metros de extensão, a gruta possui sete salões preparados com passarelas e iluminações especiais para receber os turistas interessados em vislumbrar o resultado arquitetônico do contato da água com o carbonato de cálcio, seu principal elemento de formação.

Na casa de Guimarães Rosa, é possível conhecer mais sobre a vida e os hábitos do escritor mineiro mundialmente famoso, além da agradável experiência de conhecer as crianças do Projeto Miguilim. Composto por jovens entre 13 e 20 anos, o projeto difunde a obra de Guimarães Rosa através da contação de histórias orais nas dependências de sua casa.

 

CIRCUITO NATURAL

SERRA_DO_CIPO

SERRA DO CIPÓ

Orgulho dos mineiros, a Serra do Cipó situa-se a apenas 100km de Belo Horizonte e abrange área ambiental, vários municípios, um parque nacional e um centro comercial repleto de atrativos e atividades ecológicas. Com cachoeiras, cidades pequenas, belas paisagens e muito da cultura típica mineira, a Serra do Cipó é um ótimo passeio para quem gosta de espaços bucólicos, silêncio e descanso.

 

MACACOS

Macacos é um pequeno distrito localizado à 25 quilômetros de Belo Horizonte, com o clima tranquilo das vilas do interior e repleto de belezas naturais. As cachoeiras de Macacos são tranquilas e de fácil acesso e é possível chegar a várias delas apenas conversando com os moradores e comerciantes da região. Para quem gosta de adrenalina, existe também um passeio guiado de quadriciclo percorrendo a mata nativa local. Acessível de ônibus ou de carro, Macacos oferece ainda boas opções de gastronomia e bebidas.

 

TOPO DO MUNDO

Localizado no alto da Serra da Moeda, o Topo do Mundo é um passeio rápido, mas que oferece uma vista maravilhosa dos mares de morro mineiros. Do alto da montanha é possível ver toda a Serra da Moeda e vilarejos próximos. No local, há prática de salto de parapente e é possível acompanhar os vôos ou mesmo se arriscar em um salto com o auxílio de um instrutor. O espaço também conta com um restaurante que oferece diversas opções de pratos e bebidas.

 

CIRCUITO ARTÍSTICO

lazer-em-bh

Localizado em Brumadinho, Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo. Inaugurado em 2006 para o grande público, o museu tem obras de arte contemporânea do mundo inteiro e de artistas brasileiros expoentes. Além das diversas obras, o parque tem um projeto paisagístico incrível, criado por Pedro Nehring e Luiz Carlos Orsini para valorizar e preservar a flora local.

O Inhotim funciona de terça a sexta-feira, de 9h30 às 16h30; sábados, domingos e feriados, de 9h30 às 17h30. Nas quartas-feiras (exceto feriado) a entrada é gratuita.

Mais informações em: http://www.inhotim.org.br

Para outros roteiros e mais informações turísticas, você pode visitar o site da Belotur.

 

 

Realização

  • Realização
  • Apoio
  • Organização
  • Comunicação
  • Turismo e Programação Social
  • Gestão de Projeto
  • Cerimonial e Apoio
Sair

Em breve teremos as inscrições on-line disponíveis, quer ser avisado? Preecha os dados abaixo: